Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Dia 21 de setembro dia da árvore

Dia da ÁrvoreO dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro, data em que se inicia a primavera no hemisfério sul.
Essa data foi criada, pois ao final do inverno as plantas apresentam-se feias, sem vida, por terem sido queimadas pelo frio. Com a chegada da primavera, no dia 23 de setembro, elas se renovam, voltam a ter vida, se enchem de flores.
No Brasil, o Presidente Castelo Branco foi quem instituiu essa data em nosso calendário, através de um decreto-lei, no dia 24 de fevereiro de 1965.
A árvore é considerada a maior planta da superfície terrestre. Possui caule lenhoso, que se transforma em galhos em sua parte mais alta. Além deste, é formada também por raiz, folha, flor, fruto e semente.
Algumas espécies são mais conhecidas, como os pinheiros americanos, as palmeiras brasileiras, as árvores frutíferas que podem ser encontradas em todo o mundo, etc.
No Brasil, quase todos os estados apresentam uma árvore como símbolo da região. A árvore que representa nosso país é o Ipê Amarelo, uma espécie que atinge 15 metros de altura, tendo sua copa com até 6 metros de diâmetro.
Hoje em dia existem muitos problemas ambientais que envolvem a derrubada de árvores. Temos visto o desmatamento de grandes áreas, prejudicando o equilíbrio da natureza, pois da mesma forma que são importantes para os seres humanos, são necessárias para toda a cadeia de seres vivos.
Desde 1972 a ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha com um programa de reflorestamento ambiental, através da campanha “Plante 1 Bilhão de Árvores”, a fim de melhorar a qualidade de vida do planeta.
Plantar uma árvore é coisa muito fácil. Pode-se comprar pequenas mudas ou até mesmo algumas espécies já desenvolvidas, que chegam a atingir três metros de altura, o que garantirá com que floresça mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! deixe seu comentário aqui.